Games - Final Fantasy XIII

Publicada por ElectroDigiT 15 de março de 2010

Final Fantasy XIII é um RPG para Consola desenvolvido e publicado pela Square Enix para a PlayStation 3 e Xbox 360. Lançado em 2009 no Japão e 2010 na América do Norte e regiões PAL, é a parcela numero 13 da série Final Fantasy. O jogo apresenta algumas inovações à série: uma mecânica de combate acelerado, um novo sistema determinar quais habilidades são desenvolvidas para os personagens chamados "Crystarium", e uma personalizável "Paradigisma" do sistema para controlar quais habilidades são usadas pelos personagens. Final Fantasy XIII inclui elementos dos jogos anteriores da série, como os monstros invocados, chocobos, e dirigíveis.

O jogo tem lugar no mundo ficcional flutuante de Cocoon, cujo govern
o, o Sanctum, está mandando um expurgo de civis que supostamente entram em contacto com o Pulse, o mundo abaixo tão temida pela gente de Cacoon. A ex-soldado Lightning começa sua luta contra o governo para salvar a irmã, que tem sido rotulada como um servo disposto a um deus como sendo de pulse, fazendo dela uma inimiga de Cocoon. Lightning é logo acompanhada por um grupo de aliados e, juntos, o grupo também ficam marcados pela criatura de pulse, juntos, eles protestam contra o Sanctum, enquanto tentam descobrir a sua "missão" atribuída, e se eles podem evitar serem transformados em monstros ou cristais na conclusão.

O desenvolvimento começou em 2005 e o jogo foi primeiramente anunciado na Electronic Entertainment Expo (E3) 2006. Final Fantasy XIII é o título principal da coleção Fabula Nova Crystallis Final Fantasy. Final
Fantasy XIII recebeu pontuações quase universalmente elevadas das publicações de jogos, que elogiaram os gráficos do jogo, apresentação e sistema de batalha. Os revisores foram mais moderados em sua opinião sobre a história do jogo e linearidade em relação aos jogos anteriores da série. Em maio de 2010, o jogo vendeu 5,5 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o título mais vendido na história da série. Em 18 de Janeiro de 2011, a Square Enix anunciou uma sequela intitulada Final Fantasy XIII-2, a ser lançada mais tarde nesse ano.

Gameplay:
O jogador controla diretamente o personagem na tela através de uma perspectiva de terceira pessoa a interagir com pessoas, objectos e inimigos ao longo do jogo. O jogador também pode activar a câmara ao redor dos personagens, o que permite uma vista de 360 ° entorno. O mundo de Final Fantasy XIII é processado em escala em relação aos personagens nela, ao invés de uma personagem perambulando um terreno em miniatura, como encontrados nos jogos anteriores de Final Fantasy, cada área é representada proporcionalmente. O jogador navega o mundo a pé ou de Chocobo. Os jogadores podem guardar o seu jogo para uma unidade de disco rígido usando as "Save Points", onde o jogador também pode comprar itens em Lojas Online ou melhorar suas armas. Um registo de dados no jogo fornece a informação do bestiário e incidentais sobre o mundo de Final Fantasy XIII.

Tal como em Final Fantasy XII, os inimigos estão integrados no campo aberto e podem ser abordados ou evitados pelo jogador. No entanto, quando o jogador toca em um personagem inimigo, As batalhas dão-se a partir de um mapa de batalha individual, semelhante ao de Final Fantasy X.

O nome do sistema de batalha é o "Comando Synergy Battle" (CSB) e usa uma variante da série tradicional, o sistema Active Time Battle (ATB) que apareceram pela
primeira vez em Final Fantasy IV. Sob esse sistema, o jogador escolhe um comando dos menus, tais como ataque, magia e item. Ao contrário dos jogos anteriores da série, o jogador só controla o personagem principal, enquanto os restantes dois personagens são controlados pela inteligência artificial do jogo (IA). Cada acção exige um número específico de slots na barra de ATB, que continuamente enchem para definir um número máximo de slots. A barra de ATB gradualmente aumenta de tamanho ao longo do jogo a partir de dois slots para seis. O jogador pode seleccionar menor que o número máximo de acções possíveis ou pode parar o enchimento da barra de ATB e realizar tantas acções como pode ser feito com a quantidade ATB atual. O jogador pode escolher um comando autobattle, que preenche as ranhuras ATB com acções escolhidas automaticamente. As acções não podem ser realizadas fora da batalha, e o HP (Vida) dos personagens é totalmente restaurada depois de cada batalha.

Quando os inimigos são atingidos por ataques ou magias aumenta a sua "Chain Counter". Ataqu
es por funções diferentes têm efeitos diferentes, alguns levantam a cadeia por uma maior quantidade, enquanto outros dão ao jogador mais, antes de o contador fique a zeros. A quantidade de dano realizado por um ataque é multiplicado pela percentagem da cadeia antes de ser aplicada ao inimigo. Quando a cadeia atinge um valor pré-estabelecido, diferente para cada inimigo, o inimigo é colocado em Stagger Mode. Neste modo, o inimigo baixou defesa e pode ser lançado no ar.

O sistema permite que o jogador selecione vários Paradigismos para que os personagens possam seleccionar entre seis diferentes papéis que podem então assumir e realizar certas formações de batalha, em resposta às condições específicas. As funções consistem em "Commando", um papel do tipo guerreiro; Ravager, um papel típico de um mago negro que usa Magia como fonte de Dano; Medic, um papel típico de um White Mage que pode curar seus aliados; Saboteur, que pode enfraquecer os inimigos; Synergist, o que pode fortalecer os aliados e Sentinel, que tem capacidades de protecção.
Cada um dos personagens pode inicialmente tomar conta de apenas três papéis, mas o jogador tem acesso a todas elas mais tarde no jogo (embora os outros três papéis são limitados em suas habilidades para os jogadores escolhe-los). O jogador pode escolher os papéis dos personagens controlados pela AI (Inteligência Artificial) que os usam tanto fora como durante a batalha, que é a única maneira que o jogador pode controlar os personagens AI durante a batalha. O jogador só pode escolher a partir de conjuntos específicos de Paradigismos que o jogador tenha criado previamente fora da batalha.

Cada personagem pode convocar um Eidolon específico para a batalha. Estas criaturas convocadas incluem vários Summons da série, tais como Odin, Shiva, Alexander, e Bahamut, e os recém-chegados, tais como Hecatoncheir e Brynhildr. Quando convocado, o Eidolon permanece em combate, enquanto os personagens que acompanham o summoner deixam o grupo. Enquanto um Eidolon é convocado, o jogador pode accionar um recurso chamado, Modo de Gestalt, na qual o Eidolon transforma-se em uma forma diferente e executa ataques diferentes. O Eidolons desempenham um papel importante no enredo do jogo.

O Crystarium é um sistema de nivelamento, composto por seis cristais e se assemelha ao Sphere Grid de Final Fantasy X. Cada cristal no Crystarium representa um dos seis paradigmas, e é dividido em dez níveis. Cada nível contém vários nós que os bônus de abastecimento para a saúde, força ou magia, ou fornecer novas habilidades e slots de acessórios. Esses nós são conectados por um caminho semi-linear. O jogador pode avançar no caminho através da aquisição de CP (Crystarium Points), que são concedidos depois de derrotar os inimigos. O Crystarium completo não está disponível para o jogador no início do jogo, em pontos específicos do enredo do jogo, o jogador ganha acesso a novos cristais ou níveis.

Enredo:
Final Fantasy XIII está situado no mundo de Gran Pulse. O centro da história é Cocoon, uma esfera maciça artificial que flutua acima da superfície de Gran Pulse e é governado pelo Sanctum, um governo teocrático. Os dois mundos são controlados por fal'Cie, os seres mecânicos com poder divino, cada uma baseada em torno de um cristal e uma figura criada por Deus, chamado o Criador. Os fal'Cie de Cocoon são responsáveis ​​por manter Cocoon a flutuar, assim como o fornecimento de luz e água para as pessoas que vivem no interior. Cada fal'Cie lida com uma tarefa específica. O fal'Cie têm a capacidade de marcar os humanos, também criado pelo Criador, que vivem em Pulse e Cocoon como os seus agentes. Esses servidores, chamados de l'Cie, são marcados com um símbolo que representa tanto Pulse ou Cocoon e recebem uma "Focus" uma tarefa para ser concluída. Se os l'Cie concluirem a sua tarefa no tempo atribuido, eles são transformados em cristal e de acordo com a lenda ganham vida eterna, caso não realizarem a tarefa, elas se tornam em monstros irracionais chamados Cie'th. Os l'Cie não são informados explicitamente da sua tarefa, mas são dadas visões que têm de a realizar.

Várias centenas de anos antes dos acontecimentos do jogo, uma batalha conhecida como a Guerra da transgressão ocorreu entre Pulse e Cocoon. Durante a batalha, Os l'Cie de Pulse atacaram e abriram um grande buraco em Cocoon. Eventualmente, Os l'Cie completaram a sua tarefa e se tornaram em cristais. O buraco foi remendado com material retirado de pulse, e os cidadãos de Cocoon, desde então, viviam com medo de outra invasão, esse medo é usado pelo Sanctum para permanecerem no poder. O Sanctum supervisiona dois ramos militares, o Corpo da Guarda e PSICOM, as forças especiais encarregadas de lidar com qualquer coisa que tenha a ver com Pulse. Os fal'Cie deram aos seres humanos tecnologia avançada, incluindo aeronaves e criaturas mecânicas, e uma forma de magia existente. Essa magia é normalmente acessível apenas por l'Cie, fal'Cie, e vários monstros em Cocoon e Pulse, embora as formas químicas destiladas podem ser usadas por seres humanos normais.

Personagens:
Os seis principais personagens de Final Fantasy XIII são Lightning, a principal protagonista do jogo, uma ex-soldado e irmã mais velha para Serah; Snow Villiers, noivo de Serah e líder de Nora, um grupo paramilitar; Oerba Dia Vanille, a narrador do jogo e um exílio que mais tarde é revelado a ser um l'Cie de Pulse; Sazh Katzroy, um piloto civil e pai de um menino chamado Dajh; Estheim Hope, um jovem que está lutando dentro das relações que ele compartilha com seus pais, e Oerba Yun Fang, uma l'Cie de Pulse que está trabalhando com o ramo, Calvário Sanctum. Outros personagens incluindo Galenth Dysley, o governante de Sanctum; Cid Raines, general na cavalaria, que não confiam no governo, e Serah Farron, irmã mais nova de Lightning e noiva de Snow.

História:
Final Fantasy XIII começa em Cocoon com um grupo de pessoas que estão sendo expulsas ou eliminadas, de Cocoon após entrarem em contato com algo de Pulse. No decorrer do jogo, é mostrado flashbacks dos acontecimentos dos últimos 13 dias, que começou quando um fal'Cie de Pulse foi descoberto em Cocoon. Lightning e Sazh descarrilaram um comboio de Pulse para salvar Serah, a l'Cie, do fal'Cie, Anima. Na batalha seguinte, Snow leva seu grupo de resistência, Nora, para resgatar as pessoal Expulsas de Cacoon. Vários deles, incluindo a mãe de Hope, são mortos. Snow entra no Santuário de Anima salvar Serah, ele foi acompanhado por dois dos exilados: Hope e Vanille . Os dois grupos se encontram no Sactuário de Anima e encontraram Serah, tal como ela se transforma em cristal. Anima, em seguida, marcam todos eles como l'Cie e eles são expulsos em uma parte diferente do Cocoon. Durante essa transformação, os recém-l'Cie têm a mesma visão: um monstro chamado Ragnarok. O grupo, discutindo sobre a natureza ambígua do "Focus" sonhado, encontraram Serah em sua forma cristalizada; Snow permanece com ela enquanto os outros seguem seu caminho
Snow se encontra com Cid e Fang depois de ter sido capturado e detido a bordo do dirigível Lindblum. Enquanto isso, os outros escapam dos PSICOM, mas são separados durante um ataque aéreo; Hope acompanha Lightning para Palumpolum, enquanto Sazh e Va
nille viajam para Nautilus. No cenário de Lightning, ela inadvertidamente apóia a meta de Hope de assassinar Snow como vingança pela morte de sua mãe. No cenário de Vanille, Sazh discute como seu filho Dajh foi transformado em um l'Cie e foi levado por PSICOM para descobrir o seu Focus. Em Palumpolum, Lightning tenta convencer Hope a não ir adiante com sua vingança e encontra Snow e Fang. Fang revela que ela e Vanille foram l'Cie de Pulse e que foram transformadas em cristais, eles foram transformadas em seres humanos 13 dias antes do início do jogo, provocando a Purgação. Hope tenta assassinar Snow, mas depois Snow salva-o de um ataque aéreo, Hope decide não ir adiante com a vingança. O grupo, então, foge da cidade com a ajuda de Cid. Em Nautilus, Vanille revela-se como uma l'Cie de Pulse e, portanto, a razão que Dajh ter sido transformado em um l'Cie. PSICOM então capta Sazh e Vanille e prende-os a bordo do dirigível Palamecia.

Os outros membros do grupo decidem resgatar e se reunir com Vanille e Sazh antes de enfrentar Galenth Dysley, Primarca de Sanctum, que se revela como o governante é um fal'Cie d
e Cacoon chamdo, Barthandelus. Ele diz que seu Focus é se transformar no animal Ragnarok e acordar o fal'Cie, Orphan, que se mantém à tona de Cocoon acima do Pulse. Matando o fal'Cie, Orphan irá resultar na destruição de Cocoon. O grupo escapa e aprende a partir de Cid que os fal'Cie acreditam que a destruição de Cocoon irá convocar o "Criador", o criador dos mundos. Os fal'Cie não podem prejudicar Orphan por eles próprios. Vanille e Fang revelam para o grupo que elas foram as responsáveis ​​pela Guerra da Transgressão séculos antes, e que o seu Focus tinha sido o mesmo: transformarem-se em Ragnarok e tentar destruir Orphan. O grupo foge para Pulse e viaja para a cidade natal Oerba, de Vanille e Fang, onde eles esperam para saber como retirar as suas marcas de l'Cie. Vencida, o grupo enfrenta Dysley novamente. Ele diz que ele está forçando Cid, agora o chefe do santuário, para criar o em Cocoon para forçar o Calvário para atacar Cid e Orphan em um golpe de Estado.

O grupo se infiltra em Cocoon com o objectivo de prevenir a sua destruição. Eles seguem em direcção a orphan apenas para descobrir que o Calvário tenha sido transformado em Ci
e'th. O grupo encontra Dysley e domina-o, mas Orphan desperta e se funde com Dysley, obrigando Fang para terminar seu Focus como Ragnarok, enquanto os outros são aparentemente transformados em Cie'th. O grupo reaparece em forma humana, impedindo Fang transformar-se. O grupo se envolve e derrota Orphan e escapam de Cocoon, que agora está caindo para Pulse. Como o resto do grupo se transforma em cristais para completar o seu Focus, Vanille e Fang permanecem no casulo e se transformam em Ragnarok. Eles impedem a colisão entre Cocoon e Pulse, transformando-se em um pilar de cristal entre os dois mundos. O resto do grupo desperta de sua cristalização em Pulse e descobrem que suas marcas l'Cie desapareceram, o resultado de uma tecnicalidade, onde não completou nem falhou o seu Focus por Cacoon não ser destruído. O jogo termina com Lightning e Snow se reunindo com Serah e Sazh reunindo com Dajh. Vanille e Fang supervisionam um novo começo para as pessoas de Cocoon.

Criticas & Notas Atribuídas:
Final Fantasy XIII foi avaliado por 39 dos 40 jogos pela revista japonesa Famitsu. Dengeki elogiou o jogo pelo sistema de batalha, afirmando que as batalhas são de longe a mais emocionante da série, e concluiu Final Fantasy XIII merecia uma pontuação de 120, como 100 não seria suficiente. O jogo foi votado como o melhor jogo do segundo semestre de 2009 na enquete Dengeki Online leitor, e em janeiro de 2010, foi eleito o melhor jogo de sempre na enquete Famitsu do leitor.

Louvor Universal foi dada ao marcos técnicos alcançados pelos gráficos do jogo e apresentação. Edge sentiu que Cocoon em particular, foi um "ajuste [...] inspirada abençoado com uma vitalidade e cores vivas que muitas vezes deixa de boca aberta". GameSpot chamou o projeto de arte "magnífico". Além disso, foi o elogio dado à sequências de animação pré-renderizadas e da transição quase imperceptível de qualidade visual entre estes ea jogabilidade em tempo real. Muitos também apreciada a trilha sonora do jogo, com Masashi Hamauzu fornecer "uma partitura com ritmos cativantes e melodias de bombeamento de sangue de batalha", segundo a Wired

O sistema de batalha de Final Fantasy XIII recebeu elogios generalizados. O ritmo acelerado das batalhas foi apreciado, com opiniões diversas descrevendo-o como "emocionante", descrição Edge do sistema de batalha resumiu como "entre os melhores do gênero" 0,1 UP.com disse que "Apesar do fato de que dois terços do seu partido AI é controlada, as batalhas FFXIII pode ser mais que envolve a série já viu. " A história teve uma recepção mista, com fios observando que o enredo era "um pouco mais humano e menos esotérica do que nos jogos anteriores". 1UP.com senti que a história estava mal escrito de classe mundial ", mas que os escritores claramente sabia bem o meio e tentou evitar os clichês. Revisores consideraram que os personagens funcionaram bem juntos, e que as interações entre eles como o jogo evoluiu composta por deficiências na história.

Continuação:
Na Primeira conferencia do Primeiro Departamento de Produção da Square Enix realizada a 18 de janeiro de 2011, anunciou que estava desenvolvendo uma continuação do jogo, intitulado Final Fantasy XIII-2. O jogo tem uma data de lançamento prevista para 2011 no Japão e no Inverno seguinte na América do Norte e na Europa, tanto para a PlayStation 3 e Xbox 360. Motomu Toriyama e Yoshinori Kitase vão reprisar seus papéis como director e produtor. O jogo tem lugar imediatamente após os acontecimentos de Final Fantasy XIII. Final Fantasy XIII-2 é ajustado para Lightning mais uma vez como protagonista, e contará com uma versão modificada do sistema Active Time Battle do jogo original. Toriyama declarou no livro Ultimania Omega antes do anúncio da continuação do filme que ele esperava para escrever uma história ", onde Lightning termina feliz ".

Review feito por: André Vieira

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