Character Opinion - Lara Croft (Tomb Raider Series)

Publicada por André Vieira 3 de agosto de 2010

Tomb Raider é uma série de jogos,histórias em quadrinhos e filmes tendo como protagonista a personagem Lara Croft. Desde o lançamento do primeiro Tomb Raider, em 1996, as séries tiveram um grande lucro e Lara transformou-se no principal ícone da indústria de video-jogos/vídeo games. O Guiness Book reconheceu Lara Croft como "a heroína de video-jogo/vídeo game mais bem sucedida" em 2006.
Seis jogos da série foram desenvolvidos pela Core Design, e os três últimos pela Crystal Dynamics. Todos os jogos foram publicados pela Eidos Interactive, que mantém os direitos dos personagens e a marca registrada de Tomb Raider. Para o cinema, Lara Croft: Tomb Raider e Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life foram produzidos, estrelando a atriz americana Angelina Jolie como Lara Croft. Todos os jogos Tomb Raider venderam mais de 30 milhões de unidades, fazendo uma das séries de video jogos mais vendidas de todos os tempos.

Sobre Lara Croft:
A personagem central de Tomb Raider é a arqueóloga britânica Lara Croft, uma personagem feminina similar a Indiana Jones. De acordo com a história oficial, o interesse de Lara pelo tomb raiding foi despertado em uma idade adiantada, mas seu confinamento na alta sociedade a que seus pais pertenceram impediu que fizesse essa profissão ativamente. Tudo isso muda depois de uma viagem aos Himalaias, o avião deixou de funcionar e Lara saiu como única sobrevivente. A experiência alterou sua vida completamente e ela começou a viajar pelo mundo, aprendendo sobre diversas civilizações antigas. Em conseqüência, foi repudiada por seu pai, o Lorde Richard (Henshingly) Croft, e começou a trabalhar como uma arqueóloga por arrendamento, adquirindo artefatos e raros tesouros para alguns dos coletores mais ricos no mundo e inclusivé para si mesma.
Lara foi criada pelo designer Toby Gard. Aparece quase invariável com as calças castanhas/marrons curtas, um top verde, os coldres em ambos os lados de seus quadris para pistolas duplas e uma pequena mochila castanha/marrom. Sobre o curso da série, submeteu-se a ajustes menores, tais como características faciais mais lisas, o tamanho ampliado dos seios e o movimento do cabelo.
Diversas atrizes na vida real foram modelos de Lara Croft, mais notavelmente as britânicas Nell McAndrew e Rhona Mitra, e Angelina Jolie nos filmes de Tomb Raider. Além disso, controlar Lara em convenções de jogos é um tipo popular de propagar o trabalho.
Dez anos depois do lançamento do jogo original, Lara é ainda um dos personagens de video-jogo/video game mais durável e a mais reconhecida dos video-jogos. Visto alternativamente como um ícone feminista ou um sexy estereótipo, o impacto de seu caráter na cultura pop é inegável.

Caracteristicas do Jogo Tomb Raider:
O primeiro jogo da série foi publicado pela Eidos Interactive para o Sega Saturn e posteriormente portado para a Playstation. Ironicamente, foi um dos jogos responsáveis pela ascensão da Sony na indústria dos video-jogos/video games, apesar de ter nascido na consola/console da concorrente.
O jogo apresenta em um mundo totalmente 3D uma série de tumúlos/tumbas, calabouços e outras localizações, por onde o jogador tem de guiar Lara, matando animais perigosos e outras criaturas sobrenaturais, enquanto colecciona objetos e resolve enigmas.
Tomb Raider é um dos exemplos mais antigos do gênero 3D. O jogo/game é caracterizado como aventura e acção em terceira pessoa. Cada jogo da série introduziu novas armas e movimentos, por exemplo, em The Last Revelation Lara pode atravessar abismos por meio de cordas e em Legend, foi introduzido um gancho magnético, que pode ser usado também para atravessar abismos,assim como para puxar objetos de metal.
Quanto aos inimigos, que na primeira aventura eram predominantemente animais, posteriormente tornaram-se mais inteligentes e, em boa parte, vieram a se tornar humanos. Os gráficos, as cenas em computação gráfica e os quebra-cabeças melhoraram. A personagem também passou a explorar locais mais abertos, além de templos e locais inóspitos no geral.
As histórias são geralmente baseadas na procura de poderosos artefatos, com Lara Croft numa corrida contra uma sinistra liga de bandidos. Esses artefatos geralmente são místicos e podem inclusivé ter poderes sobrenaturais.

Linha de Tempo:
-Geração Antiga
----Tomb Raider: Atlantean Scion (1996) - PlayStationSega SaturnPCN-Gage
Tomb Raider é um jogo de videogame desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive. Ele foi lançado originalmente em 1996 para o Sega Saturn, e depois para o MS-DOS e PlayStation. Tomb Raider também foi lançado para o mercado de portáteis, com versões para o Windows Mobile Professional, em 2002, e para o Nokia N-Gage em 2003. Tomb Raider segue a história de Lara Croft, uma arqueóloga inglesa à procura de tesouros antigos, assim como Indiana Jones. O jogo foi um grande sucesso comercial e recebeu ótimas críticas e foi bastante influente[1]. Este jogo foi sucedido por uma quantidade muito grande de jogos e mídias relacionadas.

----Tomb Raider Gold: Unfinished Business (1997) - PC
Lara Croft resolve voltar ao Egito a fim de desvendar os mistérios que envolvem as estátuas de gatos, descobertas anteriormente por ela na sua aventura à busca do Scion em Tomb Raider. Além de sancionar estes mistérios, Lara decide exterminar de uma vez por todas os últimos alienígenas restantes do continente perdido de Atlântida, como o próprio nome já diz, Unfinished Business (Negócios Inacabados).

----Tomb Raider II: The Dagger of Xian (1997) - PlayStationPC
A história de Tomb Raider II fala sobre a mística Adaga de Xian, uma arma que nos tempos antigos era usada pelo Imperador da China para comandar seu exército. Ao mergulhar a Adaga no coração de uma pessoa, a arma tem o poder de transformá-la em um dragão. Um flashback revela que a última batalha que foi travada pela Adaga terminou em derrota, quando os monges guerreiros do Tibet conseguiram remover a faca do coração do Imperador. A Adaga voltou para seu lugar na Grande Muralha e foi guardada por séculos.

----Tomb Raider II Gold: The Golden Mask (1998) - PC
Em 1998, Tomb Raider II foi re-lançado para PC, Tomb Raider II Gold na América do Norte e Tomb Raider II: Golden Mask em outro lugar. O jogo inclui os cenários do original Tomb Raider II e 5 níveis de bônus novo em separado, mini-aventura, intitulada "A Máscara de Ouro". Ao contrário dos outros dois jogos Gold, no entanto, a máscara de ouro não contém laços história de seu jogo correspondente da principal série Tomb Raider. Seu enredo é totalmente original.

----Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft (1998) - PlayStationPC
Um enorme cometa havia atingido a área da Antartica no tempo em que ela era formada por grama e enormes árvores, que cairam com a queda do cometa. Do cometa é obitido um material estranho, que dá poderes e acelera a evolução do ser, que foi descoberto por Charles Darwin durante o HMS Beagle, dando origem a teoria. O material se fundiu em quatro artefatos com maior poder ainda, as quatro pedras. Uma parte caiu no mar, onde boiou até a Índia, outra parte foi tabmém levada pelo mar, até ilhas no Pacífico Sul, outra foi levada até o Museu Britânico por Darwin, mas roubado por vandalos de Sophia Leigh, e a última, ficou lá, onde logo depois, os Estados Unidos encontrou o cometa e o levou para estudos na Área 51.

----Tomb Raider: The Last Revelation (1999) - PlayStationSega DreamcastPC
Esta aventura, se passa toda no Egito. A 5000 anos atrás, ouve uma guerra entre os Deuses egípcios Seth, deus das trevas, e Hórus, filho da luz, Hórus venceu Seth e o aprisionou numa tumba secreta, no dia presente, Lara, sem querer liberta Seth da tumba, então ela terá de correr contra o tempo para deter a ira de Seth antes que ele possa mergulhar o mundo na destruição e nas trevas.

----Tomb Raider: Chronicles (2000) - PlayStationSega DreamcastPC
Diante do recente desaparecimento de Lara, todos os mais próximos a ela se uniram na propriedade dos Croft num dia cinzento e chuvoso para um serviço memorial em sua honra. Mais tarde, os amigos sentam-se juntos e começam a falar sobre as façanhas de Lara em diversos anos. Entre eles estão: Jack Monfried DuPont, Lucian J. Fraken, Wener Von Croy e Victor Von Croy, entre outros. Começando a contar histórias sobre Lara, eles mal sabiam que Lara estava viva, e enfim saiu da Templo de Hórus, com a história sobre os deus Seth completa.

-Geração Moderna
----Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003) - PlayStation 2PC
Movida pela vingança, Lara Croft percorre um submundo de sangue e traição. Neste jogo, ela mostra-se com um comportamento sombrio e com habilidades altamente evoluídas em comparação às versões anteriores.
Uma série de assassinatos trazem Lara a um conflito com o sinistro alquimista Eckhardt. Lara é acusada de assassinar seu ex-mentor Werner Von Croy e está foragida da polícia. No centro deste mistério, estão cinco pinturas do século XIV, as quais o alquimista deseja se apoderar.

----Lara Croft Tomb Raider: Legend (2006) - PS2XboxXbox 360PCDSGameCubeGBA
Quando era criança, Lara Croft sofreu um acidente de avião junto com sua mãe. Elas caem nas montanhas do Himalaia e um incidente peculiar ocorre com a mãe de Lara, fazendo-a desaparecer devido a um portal alí existente. Anos mais tarde, Lara, já crescida, resolve desvendar os mistérios acerca da espada Excalibur, que está intimamente relacionada ao desaparecimento de sua mãe e decide recuperar todos os fragmentos desta enigmática espada a fim de entender o que se passou naquele infeliz episódio de sua infância. No decorrer da história, nossa heroína descobre por meio de sua maior inimiga deste jogo, Amanda, que sua mãe foi levada à lendária ilha de Avalon, criando assim, a base de um contexto para o próximo jogo da série: Tomb Raider Underworld.

----Lara Croft Tomb Raider: Anniversary (2007) - PlayStation 2PSPPCNintendo Wii
Lara Croft foi contratada por Jacqueline Natla, diretora geral da Natla Technologies para recuperar um misterioso artefacto (que seu pai já tinha tentado descobri-lo) ao qual havia rumores que se encontrava escondido numa tumba peruana. Lara encontra o artefato dando-se conta de que se tratava apenas de uma parte entre três do poderoso Scion, uma relíquia do continente perdido de Atlântida.

----Lara Croft Tomb Raider: The Action Adventure (2007) - DVD
The Action Adventure é uma versão resumida do jogo Angel of Darkness para DVDs Player de mesa, esse que temos na sala para assistir filmes. Para tanto o jogador utiliza o controle remoto do DVD e utilizando as setas, seleciona uma das opções disponiveis, opção essa que dará prosseguimento ao jogo, fazendo Lara passar por caminhos alternativos e até fazer algo que cause sua morte. Pressionando o botão Enter, o jogador tera acesso ao famoso inventário da heroína

----Tomb Raider: Underworld (2008) - PS2PS3Xbox 360PCNintendo Wii e Nintendo DS
O enredo baseia-se em vários mitos de civilizações antigas que de alguma forma apontam para um mesmo local - Lara deverá percorrer vários lugares do mundo e alguns submundos nunca antes explorados. No jogo há uma moto (parecida com a de Legend), mas desta vez a moto poderá ser usada livremente para explorar os cenários colossais do jogo. Será a continuação da história de Legend, quem não o jogou pode não perceber maior parte do enredo do jogo.
----Tomb Raider Underworld: Beneath the Ashes (2009) - Xbox 360
Quando primeiramente anunciaram que a experiência Tomb Raider Underworld seria prolongada graças a novos conteúdos adicionais certamente que os fãs regozijaram, pelo menos aqueles com a versão Xbox 360. A possibilidade de acrescentar mais a um jogo tem sempre potencial e por várias vezes foi provado que os fãs estão receptivos a este tipo de medidas mas no entanto, não se rendem a qualquer coisa. Com o início da crise na Eidos e com os primeiros despedimentos, vários membros da equipa que trabalharam no jogo deixaram escapar alguns segredos do desenvolvimento, incluindo que os níveis adicionais faziam parte do jogo e foram retirados apenas para serem usados desta forma. Este tipo de medidas não tem por hábito "cair" bem nos jogadores que sentem estar a pagar mais por algo que já pagaram e a própria natureza dos conteúdos é restritiva.
----Tomb Raider Underworld: Lara's Shadow (2009) - Xbox 360
Como o nome indica, em Lara's Shadow não vamos controlar Lara Croft mas sim uma duplo criada por Natla. Com o único propósito de a servir a todo e qualquer custo, sem quaisquer desobediências, a duplo de Lara Croft recebe uma importante missão e quem jogou Beneath the Ashes irá ficar a saber mais sobre o seu final e vai assistir ao desenvolvimento do mesmo. Uma boa forma da Eidos unir os dois episódios mas que não impede que o primeiro possa ser deixado de lado. Se por um lado vamos conhecer as origens desta personagem e qual a sua relação com Natla, por outro vamos descobrir o que se passou com ambas após Lara e Amanda terem escapado no final de Underworld.

Prémios:
-Em1998, Tomb Raider ganhou o Origins Award de Melhor jogo de ação de 1997 com Tomb Raider II: The Dagger of Xian.
-Em2006, Tomb Raider ganhou o prémio de Melhor Jogo do Ano de 2006 com Tomb Raider: Legend.
-
Opinião ao Personagem:
André Vieira:
"Uma Personagem simplesmente clássica e a
ctualmente famosa podemos dizer que é uma das personagens antigas que ainda hoje é reconhecida, Uma boa faição e uma beleza fisica fazem com que Lara Croft seja simplesmente uma personagem brilhante em todos os aspectos. Dou-lhe um 7.5 de 10"
-
João Fortunato:
"Para mim ela é uma das personagens mais belas que se encontra antigamente e actualmente ela é o sonho de qualquer homem, inteligente, sexy, radical, forte e perigosa como um diabo dou lhe um 9.5 de 10"

Translate to EnglishTraduire en FrançaisIns Deutsche zu übersetzenTraduci in ItalianoTraducir al Español翻訳は、日本に
Facebook ElectroDigiT! Twitter! Youtube de André Vieira! Subscreva!
Entre Já no nosso Forum Oficial!

Publicações

Image and video hosting by TinyPicMetronicFM AlexMV! - Animando o seu Dia! Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPicDJZeshkan ElectroDigiT apoia jogojusto! Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPicPublique Já Publique Já Image and video hosting by TinyPic