Bioshock é um primeiro-pessoa atirador jogo vídeo desenvolvido pela Irrational Games, em seguida, sob o nome Boston/2K 2K Australia e desenhado por Ken Levine. Ele foi lançado para o sistema operacional Windows e Xbox 360 em 21 de agosto de 2007 na América do Norte, e três dias depois na Europa e na Austrália. A versão PlayStation 3 do jogo, que foi desenvolvido pela 2K Marin, foi lançado internacionalmente em 17 de outubro de 2008 e na América do Norte em 21 de outubro de 2008 com alguns recursos adicionais. Tornou-se disponível no Steam em 21 de agosto de 2007. O jogo também foi lançado para o sistema operacional Mac OS X em 07 outubro de 2009. Uma versão do jogo para plataformas móveis está a ser desenvolvido pelo IG Diversão. A continuação, Bioshock 2, foi lançado em 09 de fevereiro de 2010.Situado em uma história alternativa de 1960, o jogo coloca o jogador no papel de um sobrevivente de acidente aéreo chamado Jack, que deve explorar a cidade submarina de Rapture e sobreviver aos ataques pelos seres mutantes e drones mecânicos que preenchê-la. O jogo incorpora elementos encontrados em jogos de role-playing e sobrevivência, e é descrita pelos desenvolvedores e Levine como um "sucessor espiritual "de seus títulos anteriores da série System Shock. O jogo recebeu críticas positivas, que elogiou a sua "moralidade baseada em" storyline ambiente imersivo e Ayn Rand inspirado distópica para trás-história.
No início do jogo, o personagem-jogador Jack é um passageiro de um avião que cai no Oceano Atlântico em 1960, após sociedade ordenada em Rapture entrou em colapso. Após ter surgido, Jack encontra-se o único sobrevivente do acidente, e nada a um farol próximo imponentes em uma ilha, onde encontra uma batisfera que ele usa para descer para o oceano e entrar na cidade de Rapture. Um irlandês chamado Atlas usa o serviço de rádio encontrados na batisfera para ajudar Jack em fazer o seu caminho para a segurança. Enquanto isso, Ryan, acreditando que Jack para ser um agente de uma nação de superfície, utiliza sistemas automatizados Rapture e sua Splicers feromônio controlada para tentar matar Jack. Atlas diz a Jack que a única maneira que ele possa sobreviver é usar a habilidade concedida por plasmídios, e que ele deve matar as Little Sisters para extrair suas ADAM. Ao ouvir as palavras Atlas, Dr. Tenenbaum, o criador das Irmãzinhas, intercepta Jack, e exorta-o a salvar as Little Sisters vez, dando-lhe um plasmídeo que substituirá a lesmas do mar embutido em cada irmã. Atlas diz que sua esposa e filho foram escondidos em um submarino e dirige Jack em sua direção. Assim como Jack e Atlas chegar à baía onde está localizado, Ryan tem destruído, um Atlas furioso pergunta a Jack para matar Ryan. Eventualmente, depois de completar tarefas ao longo Rapture (como salvar uma floresta artificial da morte e ajudar um artista louco construir sua escultura), Jack Ryan enfrenta, que é casualmente a jogar golfe em seu escritório.
Ryan revela uma verdade que ele tem reunido: Jack na verdade nasceu em Rapture apenas dois anos atrás, geneticamente modificados para amadurecer rapidamente. Ele é filho ilegítimo de Ryan por um caso com Jasmine Jolene, uma bailarina. Jolene Quando ficou grávida de Jack, ela (na necessidade desesperada de dinheiro) teve seu embrião removidos cirurgicamente e vendeu-o ao mais alto licitante. Ela não tinha percebido que era Frank Fontaine, que comprou o filho, levando à sua morte por um Ryan enfurecido. Ryan revela ainda que, após a compra embryo Jack, Fontaine projetado-lo a obedecer ordens que são precedidas pela frase específica "Será que você gentilmente ...". Jack foi então enviado para a superfície, quando a guerra começou a colocá-lo fora do alcance de Ryan. Quando o conflito entre Fontaine e Ryan chegou a um impasse, Jack foi enviada instruções para embarcar em um vôo com um pacote e usar seu conteúdo, um revólver, para seqüestrar e bater o avião perto do farol, que lhe permita regressar ao arrebatamento como um instrumento de Fontaine. Porque Jack era o filho de Ryan, ele poderia usar livremente rede Rapture batisfera, que havia sido bloqueado para todos, exceto os de dentro "estimativa genética" de Ryan. Finalmente, Jack Ryan foi matá-lo, querendo morrer em seus próprios termos. Com a morte de Ryan, Jack percebe tarde demais que a Atlas também tem sido a utilização da frase gatilho para controlá-lo. Atlas revela-se como Fontaine, que forjou sua morte para jogar Ryan fora de seu caminho e assumir o controle da cidade, deixando Jack à mercê do reativada sistemas de segurança. Dr. Tenenbaum e sua Little Sisters ajudar Jack a escapar através do sistema de ventilação, onde ele cai e perde a consciência. Quando Jack acorda, Dr. Tenenbaum já desativou algumas de suas respostas condicionadas (como a frase desencadear em si) eo ajude a quebrar as demais, entre eles um que teria finalmente parou seu coração. Quando se torna claro para Fontaine que ele está perdendo o controle de Jack, pontos de Fontaine para o fato peculiar que Tenenbaum tenha sobrevivido tanto a Segunda Guerra Mundial como uma vítima do Holocausto e da batalha em Rapture, insinuando que ela tem uma agenda secreta de seus próprios. Com a ajuda das Irmãzinhas, Jack é capaz de rastrear Fontaine. Fontaine, tendo sido encurralado, injeta-se com grandes quantidades de Adão e se torna um monstro desumano.
Jack batalhas Fontaine, eventualmente existentes e permitindo que as Little Sisters para subjugar e extrair o ADAM de Fontaine, matando-o. Três finais possíveis, dependendo de como o jogador interage com as Little Sisters, tudo narrado pelo Dr. Tenenbaum. Se o jogador não colhidas Irmãzinhas (economizando assim suas vidas), o final mostra cinco Irmãzinhas retornar à superfície com Jack e viver uma vida plena sob seus cuidados, incluindo a sua graduação da faculdade, casar e ter filhos, que termina em um tom animador, com um Jack idosos cercado em seu leito de morte por todas as cinco adultos Little Sisters. Se o jogador colhida (e, assim, morto) todos ou quase todos das Irmãzinhas, o jogo termina com Jack de ligar as Irmãs após derrotar Fontaine, provavelmente matando-os todos e levando seus ADAM. Tenenbaum narra o que ocorreu, condenando Jack e suas ações, voz grossa, com raiva e desprezo. Mais tarde, no segundo final, um submarino da classe George Washington carregando mísseis nucleares vem através dos destroços do avião e de repente está rodeado por bathyspheres contendo Splicers. O Splicers matar todos os homens a bordo do submarinoe tomar o controle dele. Se o jogador matou mais de uma Little Sister, mas não o suficiente para obter o termo anterior, o final é visualmente idêntico ao segundo, embora o tom de voz Tenenbaum é um triste, ao invés de zangado e há mudanças diálogo menores.
Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de role-playing game e dissimulação de personalização, e é semelhante ao do System Shock 2. O jogador assume o papel de Jack, que visa lutar contra seu caminho através de Rapture, usando armas e plasmídeos (alterações genéticas), a fim de completar os objetivos. Às vezes, o jogador pode optar por usar tácticas furtivas para evitar a detecção por câmeras de segurança e de torres automatizadas. Enquanto explora Rapture, o jogador recebe dinheiro, que pode ser usado em várias máquinas de venda automática para ganhar munições, saúde e equipamentos adicionais.
O jogador também se depara com peças que podem ser usados em "U-Invent" máquinas para criar novas armas ou itens usáveis. Câmeras, torres, cofres, fechaduras e máquinas podem ser hackeados para a vantagem do jogador, proporcionando benefícios como ligar os inimigos do jogador, revelando o seu conteúdo para o leitor, permitindo a entrada de áreas fechadas, ou permitindo que o jogador compra itens com desconto. Hacking obriga o jogador a completar um mini-jogo semelhante ao Pipe Mania em uma quantidade limitada de tempo. O jogador é dado uma "câmara de investigação" no início do jogo, permitindo que Jack para tirar fotos dos inimigos para ajudar a analisá-los, com fotografias de melhor qualidade do fornecimento de análises mais benéfica. Depois de realizar análises suficientes de um inimigo, o jogador é concedido dano aumentado, tônicos gene, e outros bônus ao enfrentar esse tipo de inimigo em batalhas futuras. Com paredes de vidro "Vita-Chambers" também podem ser encontradas ao longo do jogo, que o jogador não usar diretamente. Em vez disso, deve Jack morrer, seu corpo é reconstituído no mais próximo, mantendo todas as suas posses, mas apenas uma parte da sua plena saúde.
Em um patch para o jogo, o jogador tem a opção de desabilitar o uso destes Vita-Chambers, de tal forma que se Jack morre, o jogador terá de reiniciar a partir de um jogo salvo. O jogador pode coletar e atribuir um número de plasmídeos e tônicos de genes que conferem Jack a capacidade de desencadear ataques especiais ou conferem benefícios passivos, como a melhoria da saúde ou as habilidades de hacking. "Ativo" plasmídeos, aqueles que são acionados pelo jogador como a maioria dos plasmídeos ofensiva exigem uma quantidade de soro de EVE para ser usado em uma maneira similar aos pontos de magia; EVE pode ser reabastecido através de seringas. Estes plasmídios também alterar a aparência do player para refletir "sacrificar a humanidade é uma". "Tónicos" são plasmídeos passivas e nãonecessitam de EVE para obter seu benefício, o jogador só pode equipar um número limitado de plasmids e tônicos a qualquer momento. Tônicos pode aumentar a força de Jack e resistência a danos ou tornar as máquinas mais fáceis de hacking. O jogo incentiva o uso de combinação criativa de plasmídeos, armas, bem como a utilização do ambiente.
A Big Daddy defende uma Little Sister de dois Splicers, enquanto o jogador observa. Plasmídeos podem ser colhidos em determinados pontos específicos em torno da cidade em toda a história, mas na maioria das vezes são comprados pelo jogador em "Jardins Gatherer's" usando o mutagênico ADAM que recolheram de Little Sisters. A fim de coletar o ADAM, o jogador deve primeiro derrotar o "Big Daddy", geneticamente melhorados humanos enxertados a um terno blindado de mergulho que acompanha e protege cada Little Sister. Depois disso, o jogador tem uma escolha moral: quer matar a Little Sister para colher uma grande quantidade de ADAM, ou para salvar a Little Sister e ter uma quantidade menor, mas para cada três irmãs poupado um presente de uma grande quantidade de ADAM é dada ao jogador. Embora ambas as opções têm suas vantagens, esse elemento de conflito moral tem um impacto sobre o enredo, e, entre outras coisas, sobre a dificuldade do jogo em si.
0 Comentários