Games - Final Fantasy V

Publicada por André Vieira 26 de março de 2011

Final Fantasy V é um jogo de fantasia medieval, desenvolvido e publicado pela Square (agora Square Enix) em 1992 como parte da série Final Fantasy. O primeiro jogo só apareceu no Japão para a Famicom (conhecido internacionalmente como o Super Nintendo Entertainment System). Ele foi portado com pequenas diferenças para a PlayStation da Sony e da Nintendo Game Boy Advance. Uma animação de vídeo original produzido em 1994 chamado Final Fantasy: Legend of the Crystals serve como uma sequência de eventos descritos no jogo.

Está saindo na Playstation Network para a Primavera de 2011.

O jogo começa com um curioso chamado Bartz que investiga um meteoro caído. Lá, ele encontra vários personagens, um dos quais revela o perigo enfrentado pelos quatro cristais que controlam os elementos do mundo. Esses cristais atuam como um selo sobre Exdeath, um malvado feiticeiro. Bartz e seu grupo deve manter os cristais de serem explorados por influência de Exdeath e impedir seu ressurgimento. Final Fantasy V foi elogiado pela liberdade de personalização que o jogador tem sobre os personagens, conseguida através da grande expansão do trabalho do sistema. Apesar da falta de uma libertação antecipada em outros territórios que o Japão, a versão de Super Famicom vendeu mais de dois milhões de cópias. A versão PlayStation ganhou "Greatest Hits" status, vendendo mais de 350.000 cópias.

Final Fantasy V inclui muitos elementos padrão de role-playing, bem como funcionalidades renovadas introduzido nos jogos anteriores de Final Fantasy. Os Jogadores podem navegar pelos personagens de uma perspectiva de cima para baixo, uma overworld traversable conecta várias cidades, dungeons, e outros pontos de interesse. O jogador pode atravessar o overworld a pé, Chocobo, navio hidra-guiada, drake vento, ou aeronave, dependendo da situação. A maioria das cidades espalhadas contem pousadas para descansar, lojas para compra de equipamentos, e as pessoas de quem o jogador pode ganhar a informação. O jogador também pode embarcar em várias missões paralelas, que se tornam disponíveis conforme a história avança. Personagens podem crescer em força, ganhando pontos de experiência a partir de encontros aleatórios com monstros na overworld ou em um calabouço. A experiência culmina em um "level up", no qual o personagem ganha atributos, tais como pontos de vida ou energia mágica.

Um sistema de gestão baseado em menus permite ao jogador equipar, curar e mudar de trabalho selecionado de cada personagem fora da batalha, bem como para salvar o progresso do jogo.

Final Fantasy V é o segundo jogo Final Fantasy que usa o sistema Active Time Battle (ATB), em que o tempo flui continuamente tanto para o jogador e os inimigos durante o combate. Este sistema foi estabelecido pela primeira vez em Final Fantasy IV, mas nesse jogo, não havia maneira de visivelmente antecipar qual a personagem viria atacar. Ao transformar o personagem selecionado, o jogador pode executar um dos diversos comandos, como atacar o inimigo com uma arma equipada, com uma habilidade especial ou item, ou alterar a posição do personagem de linha. O mecânico ATB com um indicador, como visto em Final Fantasy V, foi usado em quase todos os títulos a seguir na série.

A principal característica do jogo de Final Fantasy V é o Sistema de Trabalho. Os jogadores podem escolher livremente os trabalhos (também chamados de "classes") de seus personagens para dominar, permitindo que cada personagem ganhe habilidades especiais e, potencialmente, dominar todos os 22 postos de trabalho (26 na versão de Game Boy Advance). Cada personagem começa apenas como um "freelancer" como classe, para ganhar acesso a novos postos de trabalho, os jogadores devem adquirir cacos de cristal, Este sistema é basicamente uma versão melhorada de um em Final Fantasy III;.

Diversos trabalhos mais antigos foram reutilizados ou renovados em Final Fantasy V, como o Black Mage e Thief. O jogo também introduz várias classes da série, incluindo o Blue Mage, Time Mage, e Mime. Cada uma dessas classes tem sido destaque em inúmeras parcelas de Final Fantasy desde então. Uma vez que o jogador ganha acesso ao sistema de trabalho, os personagens começam a ganhar uma forma separada de experiência, Pontos de Habilidade (ABP) em conjunto com pontos de experiência , Os personagens aumentam os níveis de emprego após acumular SPA;. Como com níveis regulares, a quantidade necessária de experiência aumenta após cada nível de emprego. Com o aumento dos níveis de emprego, novas competências se tornam disponíveis para o personagem para usar em uma nova forma de personalização; personagens aprendem habilidades específicas da função que pode ser transferida para um novo emprego. Por exemplo, um personagem com o trabalho de Knight, que também ganhou os níveis de emprego como um Black Mage pode criar a Magia Negra como um comando secundário, permitindo ser um Black Mage Knight com habilidades no campo de batalha de ambas classes. A natureza dessas habilidades varia: enquanto alguns servem como comandos especiais no campo de batalha, outros podem ser inatas para a classe ou ativado automaticamente quando as condições forem satisfeitas, tais como o ladrão "Cuidado", esta habilidade previne ataques retaguarda dos inimigos. Este sistema permite mais personalização de personagens.

O cenário de Final Fantasy V é revelado nas fases através de cenas e interações com os personagens não jogáveis. Um milênio antes dos acontecimentos da história principal, um mago poderoso chamado Enuo usa o perigo do mundo usando o poder de uma entidade do mal chamada de "Void". O povo revidou usando doze armas lendárias para vencer Enuo, no entanto, o Void não poderia ser destruído. Consequentemente, as pessoas dividiam o mundo em quatro cristais elementares em dois conjuntos, efetivamente criando dois mundos. O Void tornou-se então selado em uma fenda dimensional entre os dois mundos. Cerca de 1.000 anos se passaram sem incidentes, e ambos os mundos prosperou graças aos poderes de seus Cristais de Vento, Água, Fogo e Terra. Novas cidades e reinos floresceram, e as viagens de navio agiu como um meio essencial de comércio e comunicação. No entanto, uma força sinistra estava mexendo no segundo mundo, desde o incidente Void, os demônios maliciosos tinham sido selados dentro de uma árvore na Grande Mata, Moore. A fusão de espíritos corrompidos surgiu como Exdeath, principal antagonista do jogo.

Final Fantasy V apresenta cinco personagens, mas apenas quatro dos quais são reproduzíveis em um determinado momento. Bartz Klauser é um aventureiro viajante que se vê envolvido na história quando ele investiga o local de uma batida do meteorito. Lenna Charlotte Tycoon é uma princesa de Tycoon, que segue o pai para investigar o Cristal do Santuário do Vento. Galuf Doe é um velho misterioso que foi encontrado inconsciente próximo do meteorito com um caso de amnésia. Faris Scherwiz é um capitão pirata que capta Bartz, Lenna, e Galuf quando tentam roubar seu navio, ela se revela como Sarisa Scherwill Tycoon. Krile Mayer Baldesion é neta de Galuf que viaja com ele para o planeta e recebe suas habilidades. A maioria dos personagens principais foram envolvidas ou relacionadas com o original Four Warriors of Dawn, como Dorgann Klauser (pai de Bartz), Vlondett Kelger, e Matias Xezat Surgate; Galuf foi o quarto guerreiro. O jogo também contém vários personagens de apoio, incluindo o engenheiro Cid Previa, seu neto Mid Previa, e a tartaruga Ghido. Um dos capangas de Exdeath, Gilgamesh, é um periódico mini-chefe na segunda metade do jogo. Gilgamesh também apareceu nos novos títulos de Final Fantasy, como Final Fantasy VIII e Final Fantasy XII.

Final Fantasy V começa no dia em que as correntes de vento do mundo começam a ficar lentas. Profundamente perturbado por esta ocorrência, o rei de Tycoon torna-se pronto para viajar para o Santuário do Vento na parte traseira de sua Drake, sufocando as preocupações de sua filha, a princesa Reina. Ao chegar ao Santuário, o rei dá testemunho do cristal do vento que quebra diante de seus olhos. Enquanto isso, um jovem viajante chamado Bartz, descansando na floresta perto de Tycoon, contempla uma queda de meteoritos na superfície do planeta fora do castelo. Bartz prontamente investiga a descoberta de uma jovem mulher, Reina, inconsciente de um ataque. Depois de resgatá-la, eles descobrem um velho no meio dos destroços com amnésia parcial chamado Galuf. Reina explica que ela tinha seguido o seu caminho até ao Santuário do Vento, após seu pai. Galuf de repente lembra que foi o seu destino original, assim, optar por acompanhá-los. Embora o trio se separ, Bartz logo encontra Reina e Galuf novamente agredidos por monstros em um vale. Na viagem, os três juntos encontram todas as rotas terrestres bloqueadas pelos transtornos causados ​​pela queda do meteorito. Explorando uma caverna subterrada, eles encontram um antro de piratas e seu líder, Faris. Com a ajuda do capitão pirata, o grupo faz o seu caminho para o Santuário do Vento para descobrir o cristal quebrado, mas nenhum sinal do rei. Os cacos conseguem reagir a sua presença, no entanto, uma imagem de Tycoon aparece, explicando-lhes que eles devem proteger aqueles que ainda permanecem em Tycoon. Eventualmente, o grupo vem a descobrir que os cristais foram formadossobre o selo de Exdeath; com eles destruídos, apenas o feiticeiro escuro ser liberado, mas com o tempo o próprio planeta se tornaria inabitável. O grupo tenta salvar os cristais de Água, Fogo e Terra, mas pelas maquinações da loucura humana, ou a influência de Exdeath eles falham. A neta de Galuf, Krile chega por um meteorito, restaurando a memória Galuf completamente, ele lembra que ele originou-se do mesmo mundo que Exdeath, perseguindo-o de volta para casa com Krile. Bartz e outros convicção de que a luta não acabou e que Galuf não está sozinho, juntos viajam para o mundo distante, onde Exdeath já está causando estragos em busca de cristais. O trio é capturado, mas Galuf resgata-os e derrota Gilgamesh, no processo. Eles são feitos em um continente distante, quando uma barreira mágica é ativada durante a fuga, mas fazem o seu caminho para o Castelo de Val, o reino de Galuf. Unindo forças, eles desativar a barreira ao redor do castelo de Exdeath, mas ao custo de vida é Kelger um dos guerreiros de Dawn. Eles, então, sabem das origens de Exdeath, viajando à Árvore da Guardian para dissipar os selos. Exdeath antecipa as ações do grupo na Floresta Moore, capturarando o grupo. Krile chega para ajudar, mas está-se presa pelos poderes do mago. À vista da captação da neta, Galuf liberta-se e Exdeath batalha até ao ponto da morte, recusando-se a cair até que o mago foge. Colapso de suas feridas, Galuf morre, apesar dos esforços do grupo para salvá-lo, dando as suas habilidades para Krile. O frupo prossegue para a torre de ExDeath e o derrotam, mas quebrando os cristais restantes. Por um tempo, parece que Exdeath foi realmente destruído, e o grupo celebra em Tycoon. Bartz, entretanto, é contactado pelo sábio Ghitz. Encontro com ele, um espinho de repente salta da palma Faris, manifestando-se como Exdeath, agora ressuscitado e totalmente no comando do Void. Com isso, ele remove cidades inteiras e os reinos da existência, joga-os em um rasgo na realidade. Felizmente para o grupo, a reunificação do mundo abriu os caminhos para antigos locais de armas e poderes restantes utilizado para acabar com aumento de mil anos passados de ​​Enuo. Assim, armados, o grupo entra no Rift, em busca de Exdeath no centro do nexo interdimensional, onde, também, caiem para o Void. Com a ajuda de seus aliados caídos, o grupo sobrevive e é retornado antes de Exdeath, agora se manifestam como silvestres demoníacos, lutando até que ele se enfraquece e é engolido pelo seu próprio poder. Ele então se transforma em Neo Exdeath, a intenção de destruir a própria essência da realidade, Exdeath é finalmente derrotado, e, usando o poder dos cacos de cristal, o selo do Vois, mais uma vez e restaurar o mundo e sua reunificação dos Cristais. O fim do jogo varia de acordo com os membros do grupo como muitos ainda estão vivos na derrota de Neo Exdeath, detalhando os acontecimentos após a ressurreição do mundo. No final, o restante grupo visita a guardiã da árvore, e os membros do mundo voltaram à vida.

Final Fantasy V vendeu 2.450.000 unidades do Super Famicom, enquanto a versão japonêsa da Game Boy Advance vendeu quase 260.000 exemplares em dezembro de 2007. Final Fantasy Collection vendeu mais de 400.000 cópias em 1999, tornando-o o 31 lançamento mais vendido do ano no Japão. A versão norte-americana de Final Fantasy Anthology vendeu 364 mil cópias a partir de 2004. Apesar de não ser lançado inicialmente na América do Norte, o jogo recebeu acolhimento misto das opiniões de importação.

1UP.com declarou que, embora a história do jogo fosse muito fraca, o jogo era "outra história", fortemente elogiando o sistema de trabalho e o recurso de combinar habilidades de classes diferentes de trabalho, e deu-lhe uma pontuação de B. O review de Allgame é compartilhado sentimentos semelhantes em relação ao sistema de enredo e de trabalho, acrescentando elogios a adição de eventos escondidos e itens para os jogadores a procurar, dando ao jogo uma pontuação de 3,5 de 5.

RPGamer considerou que o jogo melhorou na apresentação visual, sistema de menu e navegação no campo global de Final Fantasy IV, mas a "taxa de encontro absurdamente alto", "seleção de som médio", e "lavado" paleta de cores ferido apresentação do jogo, dando-lhe uma pontuação de 10/05 . Os críticos também deram opiniões mistas da versão Antologias do jogo.

GameSpot criticou o jogo por ter "personagens de papel fino" e um enredo clichê, aumentado por uma falta de desenvolvimento do personagem durante as quests de buscar o jogo. Eles foram mais longe ao dizer que a tradução foi terrível e ofuscado pelos dois esforços dos fãs anteriores.

IGN chamando os gráficos de Final Fantasy V "datado", mas já "incrivelmente fascinante" sistema de trabalho como destaque do jogo e elogiou a sua música. Electronic Gaming Monthly repetiu os sentimentos em relação ao sistema de trabalho, acrescentando que enquanto o jogo sofreu com longos períodos de carregamento, periodicamente, Final Fantasy V foi a principal razão para comprar a coleção.

Review feito por: André Vieira


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